Assim é que se tem noção de como o tempo passa a voar. Ainda ontem comecei a fazer a "maternidade à terça"...estávamos nas 20 semanas, e a minha barriga mal se notava.
Hoje já vamos com 33 semanas...
Ele está maior, os movimentos já se fazem notar a quem observa a barriga com maior atenção, ele já se sente muuuuuito bem quando se põe a mão em cima, a barriga também já cresceu...
Estes 9 meses são realmente o verdadeiro milagre da vida!
Sinto-me muito agradecida e abençoada por poder vivenciar isto tudo de novo!
Credits: Babycenter.com |
O Bebé:
Já tem o tamanho de um ananás
Mede aproximadamente 43.7 cm
Pesa cerca de 1.900gr
Nesta fase a criança começa a preparar-se para o parto e fica normalmente de cabeça para baixo (o Vincent já estava nessa posição na semana passada quando fizemos a ecografia).
Os ossos do corpo estão a ficar cada vez mais rígidos e a pele do bebê vai também perder o aspecto avermelhado e enrugado.
Para as mamãs de primeira viagem é ainda nesta altura que o bebé vai encaixar a cabeça na pélvis, pressionando o colo do útero. Para quem já teve outro filho, o encaixe só deve acontecer uma semana antes do parto - e em alguns casos o bebé só vai mesmo "descer" quando o trabalho de parto se iniciar.
Os pés e as mãos podem começar a inchar, principalmente ao final do dia. Isto deve-se essencialmente à retenção de líquidos (os sintomas costumam inclusivamente piorar nos dias quentes).
Para melhorar esta situação devemos beber bastantes líquidos, pois ajuda no inchaço. Os nossos rins e o nosso bebé precisam de muito líquido, portanto quanto mais água bebermos melhor.
Atenção: Caso o inchaço aparecer de repente, não hesite em procurar o medico pois por vezes pode ser um sinal de pré-eclampsia (um aumento na pressão arterial).
Sintomas desta semana:
- Houve uma melhoria no sono, mas continuo cansada na maior parte dos dias e com uma vontade de me encostar no sofá
- E dormir à noite começa a ficar mais difícil. Não tanto pela posição em si, mas mais pelo refluxo que tenho vindo a sentir nos últimos dias. Sinto que a comida fica toda presa um pouco abaixo do pescoço e não desce!
- O apetite mantém-se...mesmo apesar do refluxo!
- A ciática do lado esquerdo continua e ando nos meus tratamentos de acupunctura.
- A preguiça para arrumar a casa continua (que conveniente)
- Sinto bastante os meus braços dormentes e perco quase a força. Estive a ver online e parece ser normal. Acontece por causa da retenção de líquidos!
- Hoje, mais do que o normal, tenho sentido algumas dores na barriga...as chamadas contracções braxton hicks também já se fizeram sentir...
- Desejos: Esta semana as coisas mudaram um pouco. Apesar dos doces ainda estarem um pouco presentes na minha dieta alimentar, esta semana tive mais vontade de sumo de frutas vermelhas, folhados mistos, cachorros quentes, pizza e sopa de feijão.
Com amor,
IE
No comments:
Post a Comment