Páginas

Tuesday 3 May 2016

Maternidade à terça - 30 semanas

Chegámos às 30 semanas

30!!!

Faltam 10 semanas até chegarmos às 40...
Como é que o tempo passou tão rápido...Ainda ontem estávamos a comemorar a passagem do ano e agora já estamos em Maio...
Assustador!

Ainda há tanta coisa para pensar...coisas que ainda se têm de comprar...roupa para lavar e arrumar...
O tempo realmente voa...

Imagem: babycenter.com

O Bebé:

Já tem o tamanho de uma couve lombarda,

Mede aproximadamente 39.6 cm
Pesa cerca de 1300 gr

Os pulmões e o sistema digestivo do bebé estão - às 30 semanas - praticamente prontos. Apesar dos quase 40 cm, o crescimento vai agora, durante as próximas semanas, diminuir de ritmo. No entanto, o bebé vai continuar a engordar até nascer.

Esta semana o bebé vai também conseguir ver o que acontece dentro do útero, distinguindo o claro e o escuro e até acompanhar uma fonte de luz. Ainda segundo a BabyCenter, se acendermos um candeeiro/lanterna e colocarmos perto da nossa barriga, o bebé vai ter tendência a mexer a cabeça na direcção da luz e tentará muito provavelmente agarrar a mesma. Há especialistas que consideram este estímulo, positivo ao desenvolvimento visual do bebé.

O bebé está também rodeado de cerca de 1 litro de liquido amniótico. No entanto, este volume vai diminuindo conforme a criança vai crescendo no útero.  


Sintomas desta semana:

- Muito sono...demasiado na minha opinião
- Ainda consigo encontrar posição para dormir
- Noto que perco a linha de raciocínio muito rapidamente...começo a falar toda entusiasmada sobre uma coisa e quando dou conta...não me recordo daquilo que estava a falar...
- Melhorei da azia
- Continua a vontade de comer porcarias, mais propriamente, doces!
- Continuo os exercícios diários de fisioterapia e na última consulta que tive, a médica fez-me tratamento de acupunctura. Estou ligeiramente melhor...mas ainda me prende a perna esquerda e de vez em quando a direita.
- O Vincent deve querer ser jogador da bola, só pode..de tanto pontapé que este rapaz dá...
- Esta minha depressão e agressividade, segundo a midwife, é perfeitamente normal. Ainda bem que alguém profissional me confirma que não estou a ficar xoné...tenho dias que nem me aturo a mim mesma.
- Desejos: pasteis de nata, melão, batatas fritas



Fotografias da Barriga






Com amor,

IE

No comments:

Post a Comment