Páginas

Sunday 31 January 2016

Crianças e tecnologias

Tenho uma filha com 1 ano e meio.

É realmente assustador ver como esta pequena alma já consegue mexer em telemóveis e computadores.
No telemóvel da maçã, ela já explora quase tudo sozinha. Vai inclusive ao YouTube ver os vídeos com desenhos animados ou actividades didácticas. A "safada" já conhece o logótipo e tudo...

Quem a ensinou a mexer nisto???
Eu sei que eu não fui!

Computadores...
Assim que apanha os nossos portáteis, faz logo o favor de os abrir e carregar no botão iniciar.
Se tiver password (como é o caso do meu), não vai muito longe. No entanto, e se por alguma eventualidade eu o tiver ligado...quando dou conta já tenho uma configuração nova de ecrã e uma resolução completamente aleatória...

Quem a ensinou a mexer nisto???
Eu sei que também não fui eu!

A Táta só começou a ver TV depois de completar um ano...hoje em dia não perde muito tempo em frente à televisão a não ser que goste muito do que está a assistir.
Tecnologias - confesso - também foram sempre mantidas numa bolhinha actimel...à excepção das conversas diárias via Skype ou Facetime com a família que está longe.
Fizemos há uns tempos um download de uma app fantástica para o telemóvel com sons e palavras em português - ela gosta bastante e sempre se vai familiarizando com a lingua, porque aqui está tudo em inglês.
Só foi preciso fazer o download da app...porque até nesta ela já sabe mexer sozinha.

Este tipo de comportamento só vem comprovar duas coisas:

a) os miúdos observam bastante bem todos os nossos gestos e passos...e para mim, a aprendizagem da maçã, foi de me observar a mexer no telemóvel e de ver os primos nos Ipad's.

b) as crianças de hoje em dia só não nascem com um chip integrado...porque vamos concordar numa coisa: o conhecimento tecnológico-informático já está todo lá.

Promete-me um futuro interessante - em vez de ser eu a explicar ás minhas crianças sobre tecnologias, vão com certeza ser elas a explicarem-me a mim!...E eu que me considero uma "gadget person"!

Com amor,

IE



No comments:

Post a Comment