Páginas

Tuesday 21 June 2016

Maternidade à terça - 37 semanas

37 semanas!
É difícil não pensar que o Vincent pode nascer a qualquer momento.
Se tudo correr bem, aguentamos até às 40 semanas...portanto, ainda temos mais 3 pela frente!

Estes 9 meses são realmente o verdadeiro milagre da vida!
Sinto-me muito agradecida e abençoada por poder vivenciar isto tudo de novo...e repito isto as vezes que forem necessárias!

Creditos: babycenter.com


O Bebé:

Já tem o tamanho de uma acelga (swiss chard)

Mede aproximadamente 48.6 cm
Pesa cerca de 2.900gr

Estes são os últimos dias dentro da barriga da mãe.

O bebê sabe disso e está a preparar-se para adquirir a carinha e o corpo na versão que virá ao mundo.

A partir desta semana, ele começa a perder o lanugo (pelos bem finos que cobriam o corpo), a pele também começou a perder a vernix caseosa (um género de cera que a protegia). Tanto um como o outro são engolidos pelo bebé e posteriormente serão expelidos pelo intestinos através do mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé) - usualmente eliminado logo após o parto.

O bebé já pratica os movimentos respiratórios - preparando-se assim para a vida fora do útero e a sua tonicidade muscular está estabelecida. Ou seja, ele já é capaz de agarrar.

Vai continuar a ganhar peso, mas agora só cerca de 70 gramas por semana. 
Assim, se nascer por esses dias, não será considerado prematuro.

A falta de espaço faz com que o bebé mantenha os membros dobrados e junto ao corpo.

O sistema imunitário do bebé continuará a desenvolver-se depois do nascimento. 

Nos primeiros tempos, as defesas naturais do seu bebé serão reforçadas com a amamentação devido aos compostos que lhe transmite através do leite materno. Os ossos são flexíveis e a ossificação e endurecimento progridem.

Às 37 semanas, o bebé é considerado um bebé de termo e pode nascer a qualquer momento. 
Aconselha-se a ter a mala da maternidade à mão (a da mãe, do bebé e do marido/companheiro).

Também nesta altura poderemos contratar ajuda para fazer uma limpeza mais profunda e geral à casa e para ter à mão o essencial para quando se regressar da maternidade/hospital com o novo rebento.
É para aproveitar agora algum tempo livre e confirmar que se tem tudo o que precisa.

Continuam os movimentos intensos: mais sentidos à noite e durante a hora de almoço

Sintomas desta semana:

- Muito sono esta semana
- Durmo durante a noite, mas até adormecer demoro sempre bastante tempo. Só por volta da 1h da manhã é que consigo que o meu corpo fique mais relaxado e acabo por adormecer.
- Algumas idas nocturnas ao wc para urinar.
- Melhorias no refluxo, mas falta de apetite. Parece o inicio da gravidez: apetece-me tudo mas depois acabo por não comer nada, porque - vá-se lá entender - afinal não me apetece nada.
- A ciática do lado esquerdo continua, esta semana menos agressiva (acho que só houve um dia em que me queixei valentemente)
- Alguma preguiça nas tarefas domésticas. No entanto, tento sempre manter a casa mais arrumada ao final do dia, quando a Táta vai para a cama.
- Dores no fundo da barriga. Hoje tive consulta de midwife e já constatámos que o Vincent já começou a ficar encaixado (ainda não totalmente)
- Próxima segunda feira temos a visita ao Birth Center local. Gostava que o Vincent tivesse o mesmo tipo de parto que a irmã. Natural e na água. Vamos ver como as coisas correm.
- Desejos: Como não me anda a apetecer muita coisa, mantive-me pela melancia, comprei cerejas, e noto que tenho mais apetites por coisas frescas, sejam elas: sumos, gelados, batidos...mas tudo o que se serve frio para mim está óptimo.


Video 37 semanas:

Fotos da Barriga:






Com amor,
IE

No comments:

Post a Comment